Bibliotecários de Direito Monitorando as Respostas Jurídicas Relacionadas ao COVID-19 na América Latina e no Caribe

América Latina e o Caribe, infelizmente, tornaram-se o epicentro do COVID-19 nos últimos meses.  Os números falam por si mesmos. A região inteira constitui um total de 4.364.705 casos confirmados e 183.481 mortes até 26 de julho, com países como Brasil, México, Peru, Chile, Colômbia e Argentina entre os mais afetados no mundo. Apesar do impacto rápido e catastrófico da pandemia na região, alguns países decidiram a continuar com seus planos para reabrir e outros continuaram a ignorar completamente ou negar a realidade em seus países. A situação extrema nos países maiores esconde o fato de que alguns dos países menos populosos, como Uruguai, Paraguai e Costa Rica, conseguiram diminuir o impacto da crise até agora. Além do mais, algumas ilhas do Caribe têm proclamado um certo nível de sucesso contra a pandemia, em que pode ser ameaçada pela próxima temporada de furacões.

É dentro desta estrutura e estado de ânimo que nosso projeto, Law Librarians Monitoring COVID-19 in Latin America and the Carribean (em inglês ) embarca em uma nova série de relatórios chamados COVID-19 Reports on Latin America and the Caribbean (principalmente em inglês, embora alguns serão traduzidos ou escritos em espanhol, português e francês). Desde meados de março de 2020, os membros do nosso projeto comprometeram-se a fornecer uma plataforma para relatórios breves sobre a situação, para identificar fontes confiáveis de informação e iniciar uma conversa através de nossas apresentações e artigos com nossos colegas pelo mundo. Esta é a lista completa dos bibliotecários de nosso projeto, com os países e regiões que estão monitorando: 

  • Marcelo Rodríguez – Peru, Bolívia, Paraguai
  • Dra. Michele A. L. Villagran – Argentina, Chile, Uruguai
  • Yasmin Morais – CARICOM , OECS
  • Victoria De La Torre – Venezuela, Colômbia, Equador
  • Mary Abigail B. Dos Santos – Brasil
  • Ana Delgado – Cuba, República Dominicana, Porto Rico
  • Ulysses Jaen – México, América Central

Nessa nova rodada de relatórios, nosso projeto contará com o apoio inabalável e colaboração estreita de um grupo de bibliotecários dedicados trabalhando na região. Nós esperamos que estes novos bibliotecários jurídicos ajudarão a fornecer uma compreensão ainda mais diferenciada de uma crise complexa bem como perspectivas únicas e perspicazes, o qual estão testemunhando em primeira mão. 

Marilia Mello
Marilia Mello


Marilia Mello, Diretora da Biblioteca do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Brasília, Brasil

“Este projeto é importante porque divulga informações de confiança coletadas por bibliotecários com conhecimento e experiência em seus países. No mundo dos blogs, WhatsApp, Twitter, Facebook e em muitas outras redes sociais, não há controle de informação sobre o que é considerado informação correta ou desinformação. Esta é uma situação extremamente perigosa, especialmente em relação a uma crise de saúde. O objetivo principal de nosso projeto é fornecer informações atualizadas, sem preconceito e relacionadas aos aspectos jurídicos e outros assuntos sobre a pandemia na América Latina e no Caribe.”



Jasmine Raymond


Jasmin Raymond, Bibliotecária do Tribunal Industrial de Trinidad e Tobago

“Como uma bibliotecária em um tribunal, estou honrada de ser parte deste projeto e apresentar o que os “Pequenos Estados Insulares do Caribe” e América Latina têm feito para diminuir e combater a presença de COVID-19. Isto é muito importante porque queremos que as gerações futuras possam ler e entender as ações e iniciativas políticas que governos e instituições sociais tomaram, desde nossa perspectiva vivendo esta história e passando os altos e baixos e perigos associados ao COVID-19. Nós buscamos em capturar informação precisas e verídicas, e mostrar uma imagem holística dos impactos da pandemia em nossa região do Caribe e América Latina.”


Maria Angelica Fuentes
María Angélica Fuentes


María Angélica Fuentes, Coordenadora da Área de Recursos Digitais , Biblioteca do Congresso do Chile e Presidente da IFLA-LAC

“A importância deste projeto é que abre caminho para informação sobre países da América Latina enquanto monitora temas relevantes para a região relacionados ao COVID-19—suas implicações e impactos. É fundamental contar com dados e informações para realizar estudos sobre as diferentes respostas e reações dos governos, bem como autoridades de saúde em situações semelhantes, para compartilhar os sucessos e erros com o objetivo de destacar as melhores práticas.”

Acompanhe e compartilhe nossos relatórios ou inscreva-se em nosso site. Além disso, você pode usar este formulário de inscrição para nos contatar com qualquer pergunta, comentário, ideia, etc. Sempre estamos interessados em ouvir de nossos colegas ou outros colaborações de trabalho.

Esta pandemia não conhece, nem respeita, fronteiras políticas e afeta o mundo inteiro. Quanto mais aprendemos um com os outros, mais podemos lutar por uma solução dessa crise para o benefício de todos.

Mary Abigail B. Dos Santos
Reference Librarian
Caplin & Drysdale
Washington, DC

This Blog contains entries by members of the International Association of Law Libraries on issues germane to the Association’s areas of focus. Views expressed in an individual entry only represent the views of the author.